Porto Alegre – Local

Porto Alegre (RS)

Hotel Intercity Porto Alegre
Av. Borges de Medeiros, 2145 – Praia de Belas

Como chegar

 

O que fazer em Porto Alegre?


Conhecer o Centro Histórico

Localizado às margens do Lago Guaíba, o Centro Histórico reúne boa parte das principais atrações de Porto Alegre. Entre o Mercado Público e a Usina do Gasômetro, estão a Praça da Alfândega onde se situam os museus Santander Cultural e o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul), além da famosa Rua da Praia, que concentra um grande número de lojas e a Casa de Cultura Mario Quintana, antigo hotel que serviu de residência ao poeta Mario Quintana e, hoje, abriga um centro cultural. No Centro Histórico também está a Praça da Matriz, região onde estão prédios do governo estadual, como o Palácio Piratini e a Assembléia do Estado, além da Catedral Metropolitana e do Teatro São Pedro.

Visitar o Mercado Público

Inaugurado em 1869, o Mercado Público de Porto Alegre segue sendo um dos principais centros de compras – principalmente de alimentos – de Porto Alegre. Vale a pena visitar o prédio histórico, que faz parte do Patrimônio Histórico da capital gaúcha e atentar-se principalmente às bancas que vendem produtos tradicionais do Rio Grande do Sul, como cuias, diferentes tipos de erva-mate, charque e outras iguarias – quem sabe seja a oportunidade de voltar de viagem com lembrancinhas tipicamente gaúcha.

Visitar a Casa de Cultura Mario Quintana (e tomar um café)

Um dos mais importantes centros culturais de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mario Quintana, localizada no Centro Histórico, já foi um hotel. Desta época, o que sobrou foi o quarto do poeta gaúcho Mario Quintana, com seus pertences ainda postos sobre os móveis. Os demais cômodos viraram salas que hoje abrigam biblioteca, espaço de estudo, cursos variados, salas de cinema e um jardim dedicado ao ambientalista gaúcho José Lutzenberger. No último andar, os visitantes encontram ainda um café de onde é possível admirar uma bela vista do Guaíba – uma bom lugar para recompor as forças durante o bate-perna pelo centro de Porto Alegre.

Passear pela orla do Guaíba e assistir ao pôr do sol

Você irá notar: os porto-alegrenses são muito orgulhosos do espetáculo que é o pôr do sol às margens do Lago Guaíba. Nos fins de semana, a avenida que costeia o lago, a Beira-Rio, é fechada para carros e dá espaço a ciclistas, skatistas, pedestres e moradores em geral, que munidos de uma garrafa térmica e uma cuia de chimarrão, contemplam o sol desaparecer no horizonte.

Visitar os estádios do Grêmio e do Internacional

Para os amantes do futebol, vale uma visita aos estádios dos dois mais famosos times gaúchos: o Grêmio e o Internacional. Inaugurada em 2012, a Arena do Grêmio está localizada em uma região próxima ao Aeroporto Salgado Filho e tem capacidade para mais de 55 mil torcedores. Na Arena é possível visitar o Museu do Grêmio e também fazer um tour de bastidores (com grupos fechados e por um valor um pouco salgado) pelos vestiários, corredores e interior do estádio. Confira o site do Arena Tour.